Serra da Estrela


Parque Natural da Serra da Estrela

Parque Natural da Serra da Estrela fica no centro interior de Portugal essencialmente no distrito da Guarda (85%) e também no distrito de Castelo Branco(15%). Marcado por maciços rochosos de granitoxisto e xistograuvaquicos e vestígios de antigos glaciares, a elevada altitude e localização doparque natural tornam-no um dos locais do país com ,mais queda de chuva, neve, granizo e orvalho.
Com valores naturais relevantes, incluindo algumas espécies de flora únicas no país, nos animais destaca-se o lobo (Canis lupus), o javali, a lontra, araposa (Vulpes vulpes), a lagartixa-de-montanha (Lacerta monticola monticola), a geneta (Genetta genetta) e o coelho-bravo-europeu (Oryctolagus cuniculus)entre outros.
A importância desta área faz com que seja Reserva Biogenética. Em 2000, foi designada uma área de 88 295 hectares como Sítio de Interesse Comunitário e passou a integrar a Rede Natural 2000.
Entre as diversas atividades que tem para oferecer, o parque tem percursos pedestres assinalados e um cento de interpretação. Nas atividades económicas é notificante a importancia do queijo e da estancia de ski, única no país.
In, http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Natural_da_Serra_da_Estrela

















Como chegar e viajar em segurança
Uma rede de auto-estradas, itinerários principais e complementares, que na fronteira espanhola de Fuentes de Oñoro encontram a E80/N620, estabelecem ligação a Lisboa e ao Sul pela A23; a Coimbra, Aveiro e Leiria e ao Oeste litoral pela A25 e IP3; ao Norte e ao Porto, pela A25 e A1. A linha internacional de comboios da Beira Alta, por Vilar Formoso e a Linha da Beira Baixa vinda do Sul, ligam a região à rede ferroviária. Os principais aeroportos do país, em Lisboa e Porto, estão à distância de duas horas e, localmente, existe uma rede de pequenos aeródromos que permite o serviço de táxi aéreo, como é o caso da Covilhã e de Seia. Pelo mar, chega-se à Figueira da Foz, no estuário do Mondego, a Aveiro, estuário do Vouga e, mais a Norte, ao importante porto de Leixões.

In, http://www.turismo.guarda.pt/descobriraregiao/SerradaEstrela/Paginas/Comochegar.aspx























Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia Fluvial Poço da Corga - Castanheira de Pêra

A concha de São Martinho do Porto...

Barragem Ribeiradio - Ermida